segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Entrevista com o Pr. Ely Lourenço

Entrevista com o Pr. Ely Loureço da Silva
da Igreja Batista Betânia da cidade de Santo Antônio de Jesus/Ba
-

(EloyChaves) Pastor, sabemos que liderar pessoas não é uma tarefa fácil. Ser um líder espiritual pode ser mais difícil ainda. Fale-nos um pouco sobre o seu trabalho de liderança; como, em nossa vida profissional, podemos ser bons líderes?

Existem algumas qualidades comuns a todos os líderes: entusiasmo, dinamismo, decisão... Mas na liderança espiritual, mais do que em qualquer outra, exige-se que o líder conquiste o respeito dos liderados, pelo seu exemplo. É o exemplo que torna o líder uma pessoa confiável. Sem esse caráter confiável, podemos até contar com pessoas que nos obedeçam, mas nunca com pessoas que nos sigam com alegria.

(EloyChaves) Ouvimos muito falar em falta de ética profissional. Muitos querem riquezas e poder a qualquer custo e não pensam o quanto estão prejudicando outras pessoas. Há uma relação entre o conceito de ética e o de espiritualidade? Nos esclareça, por favor.

No conhecido “sermão da montanha” Jesus deixou muito claro que não veio trazer uma nova religião, mas veio nos apresentar um estilo de vida. Esse novo estilo de vida ele chamou de “vida eterna”, “vida abundante”, “novo nascimento”. Hoje em dia há muita religiosidade, mas pouca espiritualidade. Religiosidade tem a ver com ritos, já a espiritualidade é o viver diário baseado nos ensinos e na Pessoa de Jesus Cristo.

(EloyChaves) Quando pensamos em existencialidade, sempre surge uma pergunta: por que vivo? Cristo diria: Para servir. Quando imaginamos a real missão de uma empresa, percebemos que servir sempre é a origem dessa missão. Empresas públicas e privadas existem para oferecer um produto ou serviço que sirva ao interesse de alguém. Pastor, uma igreja pode ser considerada uma “empresa” a serviço da população? Como isso acontece?

A igreja é muito mais do que uma empresa, ela é um organismo vivo. E como organismo vivo, precisa crescer e de forma saudável. A Igreja deve viver para servir à comunidade onde está inserida. Todo serviço é trabalho, mas nem todo trabalho é serviço. Quando a igreja se vê como uma empresa, corre o risco de falhar nos critérios de avaliação de resultados.

(EloyChaves) Pastor, creio haver um grande desentendimento de percepções espirituais entre pessoas de todo o mundo. Exemplo disso é a relação entre submissão do homem a Deus e conquistas realizadas pelo homem. Enquanto uns se lamentam, se sentam e dizem esperar na vontade de Deus; outros querem colocar Deus contra a parede e exigir sua herança. Onde está o equilíbrio para isso?Como podemos ser iluminados em relação às nossas esperas e ambições?

Um grande erro cometido por alguns evangélicos é esperar que Deus faça o que eles podem fazer, ou querer fazer o que só Deus pode fazer. Deus disse a Josué: “eu serei contigo”, mas também disse: “esforça-te e tem bom ânimo”. Deus é Pai e sabe o que é melhor para seus filhos. A fé nos dá força para fazermos o que podemos, e nos conduz a confiar no Pai, quando nossas possibilidades chegarem ao fim. Quando mais conhecimentos o Pai, mais conhecemos a sua vontade.

(EloyChaves) Cristo muito nos falou sobre o amor ao próximo. O que é amar ao próximo e como podemos demonstrar isso em nosso dia a dia (em família, em nosso trabalho, entre amigos etc)?

Amar não é ser amigo. Durante o seu ministério terreno, Jesus amou todas as pessoas, mas teve um grupo bem restrito de amigos. Nenhum pecador o procurou para não ser acolhido, porque ele amava. Amar, portanto é estender as mãos para aquele que nos procura em busca de ajuda, seja amigo ou inimigo. Não se espera que o cristão saia abraçando os inimigos por aí, mas se requer que os ame.

(EloyChaves) O mundo está uma verdadeira bagunça; catástrofes naturais nunca vistas, homicídios dentro de famílias, roubos, mentiras, suicídios e tantas histórias incríveis que vemos todos os dias. O que está acontecendo?Por que tanta falta de paz? Por que tanta falta de percepção?

O ser humano sem Jesus está perdido. E esse estado de perdição se evidencia através dos conflitos a partir do seio familiar. A falta de perspectiva na vida leva o homem a um estado de insatisfação consigo mesmo, com o próximo e com Deus. Quando Jesus disse: “Eu sou o caminho”, Ele estava se apresentando como o “ponto de referência” para que encontremos respostas para nossas inquietações. É a falta dessas respostas que gera toda essa confusão.
-
(EloyChaves) Agradecemos ao Pr. Ely por nos presentear com a presença e as palavras transmitidas. Pela consciência e o amor presentes sempre. Um abraço a todos!

Um comentário:

Unknown disse...

parabens pelo lindo blog de vcs.. só acho que vcs devem entrevistar mais esse grande HOMEM DE DEUS PASTOR ELY LOURENÇO,ele É SEM DUVIDA UM PASTOR MUITO INTELIGENTE... AMEI A ENTREVISTA COM ELE..BJOS1000S